O Amor Educa!

Cada vez mais se ouve falar de uma educação amorosa, gentil e consciente e sobre criarmos os nossos filhos e alunos com amor.

Hoje vamos contar-lhe porque o amor realmente educa!

Aprender é uma tarefa complexa que envolve muitas áreas e funções cerebrais – hormonas, memória, cognição e, inclusive, as emoções.

A neurociência tem mostrado que as emoções interferem tanto positiva quanto negativamente no processo de retenção da informação. Esta é uma informação valiosa para pais, professores, educadores e cuidadores.

Como as crianças se sentem sob os seus cuidados?

Quando um ser humano experimenta emoções, sentimentos e pensamentos negativos, o cérebro produz cortisol e o sistema de luta e fuga é ativado. A ativação desse sistema deixa o cérebro em estado de alerta, gerando uma sensação de medo e impactando negativamente no processo de aprendizagem.

Inclusive, cada vez mais estudos demonstram os efeitos negativos que as situações stressantes como gritos, ameaças, punições e violências experimentadas durante a infância causam no desenvolvimento cerebral. A vivência repetida de experiências stressantes afeta a inteligência, a percepção sensorial, a fala, o controle muscular, as emoções e a memória.

Ao contrário, quando experimenta emoções, sentimentos e pensamentos positivos, o cérebro produz dopamina e a região responsável pelo prazer é ativada. A ativação dessas áreas gera bem estar, sensação de segurança e reforça positivamente o processo de aprendizagem.

De acordo com Daniel Siegel (pesquisador e autor do livro “O cérebro da Criança”) ambientes seguros e estimulantes impactam positivamente no desenvolvimento das redes neuronais e os relacionamentos de apego seguro e empático melhoram a capacidade de aprendizagem e organização autónoma, à medida que a criança amadurece.

Agora podemos perceber porque o AMOR educa!

Crianças cuidadas por pais, professores, educadores e cuidadores conscientes, gentis, amorosos, empáticos e Emocionalmente Inteligentes sentem-se seguras e aceites, desenvolvem apego seguro, autonomia, autoestima e criatividade. Estas habilidades promovem uma melhor aprendizagem e mudanças de comportamento a longo prazo.

Transforme a sua vida e a vida dos seus filhos e alunos através do AMOR!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *