A Importância do RITMO no retorno às aulas

Aqui no Instituto Anna Mikii, acreditamos e trabalhamos, com as escolas e as famílias, o conceito de ritmo. O RITMO traz momentos previsíveis dentro do dia a dia, ao mesmo tempo que respeita e valida a essência, necessidades e a liberdade de cada criança e cuidador.

Estabelecer um ritmo, uma ordem de acontecimentos durante o dia – seja em casa ou na escola, auxilia a criança a sentir-se segura e confortável, o que estimula o desenvolvimento da criatividade e da autonomia. O RITMO traz previsibilidade e familiaridade, o que permite que as crianças se sintam mais tranquilas e menos ansiosas.

 

Para os adultos, reconhecer, construir e praticar o ritmo familiar/escolar também reduz a ansiedade, o stress e aumenta a sensação de tranquilidade. Ter as ações repetitivas do dia a dia (banho, escovar os dentes, sonecas, principais refeições, etc) previamente estabelecidas num ritmo e ordem, abre espaço para que a criatividade flua, para oferecer novidades às crianças e reduz a energia que é despendida em gerir diariamente essas ações.

 

Num exemplo simples, Kim John Payne (autor do livro Simplicity Parenting), descreve os ritmos familiares/escolares como uma música, que é formada por notas, melodia e letra, que criam um ritmo que envolve quem escuta. O ritmo de uma música não é sempre igual, alterna-se com o tocar da melodia, mas mantém uma coerência. O ritmo é como a música de cada família/escola, possui aspetos únicos, características pessoais, gera memórias e conexões importantes entre pais e filhos, professores e alunos.

 

A sensação de familiaridade que o ritmo traz para a criança é de grande ajuda para que ela compreenda o seu lugar e o papel em casa e na escola, ajudando-a a construir uma noção positiva de identidade. Além disso, por se sentirem seguras e conhecerem as tarefas diárias, as crianças tendem a colaborar com muito mais facilidade.

 

No retorno escolar, a previsibilidade dos acontecimentos também auxilia na fase da adaptação, tanto dos professores, educadores e cuidadores, quanto das crianças.

 

Pontos importantes a observar no estabelecimento do RITMO da sua casa ou sala de aula:

  • Envolva sempre as crianças no estabelecimento da ordem das tarefas. Pergunte e ouça o que elas têm a dizer, procure estabelecer acordos que funcionem para todos e esteja aberto a fazer ajustes quando necessário.
  • Crianças muito pequenas não vivem de acordo com o tempo linear que contamos no relógio ou no calendário, mas conseguem seguir com facilidade um fluxo natural de acontecimentos. Seja paciente, gentil e utilize recursos que as auxilie. Um bom exemplo é utilizarem desenhos que representem as ações (exemplo: acordar, tomar banho, comer o pequeno almoço, escovar os dentes, ir para a escola).
  • Esteja atento e presente para conhecer a personalidade, necessidades e desejos de cada membro da família/sala de aula. Perceba as tarefas que podem ser negociáveis e flexíveis (ex: arrumar a cama antes de ir para a escola) e aquelas que não são (ex: práticas de higiene). Perceba os ritmos naturais de cada criança, quando elas estão mais ativas e disponíveis para agir.
  • Lembre-se que a intenção do RITMO é trazer mais segurança, tranquilidade e liberdade para todos! Esteja atento para não criar um dia a dia rígido e autoritário. Para encontrar equilíbrio, ouça sempre o seu coração.

Quando precisar de ajuda, nós, do Instituto Anna Mikii, estamos aqui para si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *