Vantagens da Escuta Ativa na Relação com as nossas Crianças

A prática da Escuta Ativa é fundamental na comunicação com as nossas Crianças!

Existem diferenças entre ouvir e escutar.

Ouvir remete apenas para o som que entra pelo nosso aparelho auditivo.
No escutar existe um cuidado pelo som que entra, pelo “som” do movimento corporal, pelo som do tom de voz. É “escutar” olho no olho da criança e não julgar!

Na escuta ativa não existe interpretação, só acolhimento. Esse acolhimento permite uma relação de vínculo emocional, de compaixão e amor incondicional entre os seus praticantes.

Para existir essa escuta ativa, é essencial o adulto colocar-se à altura da criança, principalmente quando esta é pequena, respondendo sempre que a criança o solicitar. Ao responder ao seu chamado, o adulto percebe facilmente a razão do seu choro ou birra.

A escuta ativa anda de mãos dadas com uma comunicação assertiva. A escuta ativa nada tem a ver com permissividade e desrespeito pelos outros. A escuta ativa permite um verdadeiro relacionamento, assente no respeito e amor.

Ao sentir-se acolhida e respeitada, a criança é guiada pelo adulto a encontrar outras formas para solucionar os desafios que aparecem e também aprende a colocar em prática novas estratégias para se acalmar.

Vantagens de utilizar a escuta ativa com os filhos:

1) Fortalece o vínculo entre pais e filhos. A criança sabe e sente que o adulto está ali para a ajudar e não para a julgar.
2) Ajuda a compreender as birras infantis. Ao escutar sem julgar, o adulto percebe a necessidade da criança por detrás dos seus comportamentos.
3) Reforça a autoridade através do respeito e do amor e não do medo. A criança age por perceber o que realmente importa e não por medo de errar e desapontar o adulto.
4) Desenvolve a autoconfiança e autoestima na criança, percebendo o que pode ou não fazer. A criança age sem medo de errar. Mesmo quando as coisas não correm como planeia, a criança sabe e sente que tem alguém que a pode ajudar e guiar.
5) Desenvolve a inteligência emocional. Desde cedo a empatia é um alicerce da sua educação, onde existe o respeito por si e pelo outro.
6) Promove a escuta ativa através do exemplo. A criança pequena absorve o seu ambiente, através da observação dos pais ou dos elementos do seu núcleo familiar.

A escuta ativa desenvolve uma educação para a paz e o respeito pelo outro.

? Eternamente Gratas,
Ana Pedroso, Equipa Anna Mikii e as Crianças do Mundo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *