Eduque através do exemplo!

A Neurociência já demonstrou a existência dos neurónios espelho no nosso cérebro. Os neurónios espelho são um grupo de neurónios especializados em imitar ações e/ intenções.
Podemos constatar isso, pois desde pequenos que somos habituados a seguir exemplos, imitando as atitudes dos pais, irmãos mais velhos e outros adultos com quem socializamos. A criança vai assim construindo os seus hábitos e formas de agir.

Tendo este conteúdo em mente, o adulto sabe que a criança absorve o que o adulto diz, faz e sente, sendo crucial que o adulto seja congruente consigo mesmo, tendo a capacidade de perceber os seus erros e retificá-los com a criança, se assim for necessário.

Quando a criança percebe que o adulto também comete erros e que não é perfeito, também entende que todos temos espaço para melhorar como seres humanos e que não há mal nenhum errar, pois é no erro que aprendemos a ser seres melhores.

A neurociência explica que a chave para a evolução humana resulta na capacidade de transmitir conhecimento por meio de modelos. É no contacto com o adulto maduro e consciente, que a criança desenvolve o seu cérebro e o seu caráter.

Deixamos algumas dicas para educar através do exemplo:

• Seja o primeiro a fazer. Se existe algo que necessita que a criança faça, seja o primeiro a fazer. Ex: Arrumar os sapatos quando chega a casa, ou cumprimentar os outros.
• Escute para poder ser ouvido: escute e valide aquilo que o seu filho ou aluno tem para lhe dizer.
• Deixe a criança experimentar: coloque à disposição da criança situações em que ela possa decidir e atuar, para desenvolver nela a autoconfiança e autoestima.
• Seja sempre verdadeiro: ao falar e atuar com a verdade, vai estabelecer com a criança uma relação de confiança mútua.
• Esteja sempre disponível para aprender: a criança pode ser um mestre para o adulto. Seja flexível consigo e com a criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *