O que podemos aprender com o país mais feliz do mundo?

Desde 2012 a Organização das Nações Unidas (ONU) publica um estudo sobre o nível de Felicidade nos diversos países.

O estudo leva em conta algumas variáveis como o produto interno bruto (PIB), as ajudas sociais, a expectativa de vida, a liberdade, a generosidade, a ausência de corrupção, a qualidade de vida dos imigrantes, entre outras.

A Finlândia vem liderando o ranking como o país mais feliz do mundo por quatro anos consecutivos. Vamos descobrir o que os Finlandeses podem ensinar-nos sobre Felicidade?

  • Igualdade: A Finlândia tem o quarto menor índice de pobreza do planeta, oferece à sua população muitas políticas de apoio social e é um dos três países com maior igualdade de gêneré no mundo.
  • Valorização da Infância: assim como ocorre na maioria dos países nórdicos, conta com um longo período de licença-paternidade/maternidade, que pode estender-se até seis meses. Além disso, a Finlândia é o segundo país do mundo com menor desigualdade infantil.
  • Investimento na Educação: a Finlândia tem o melhor sistema educativo do mundo! O acesso à educação é gratuito até ao ensino médio e não existem universidades privadas.
  • Segurança: Considerado o país mais seguro do mundo para viajar e um dos 3 países mais pacíficos do mundo.
  • Conservação ambiental: A Finlândia é o terceiro país do mundo com melhor qualidade do ar e o país com maior cobertura florestal da Europa.

Portugal ocupa o 53.º lugar deste ranking mundial, o que significa que ainda há muito trabalho a fazer por aqui!

Para si que nos lê agora: como pode começar hoje, na sua casa, escola e empresa, a trabalhar pela Felicidade?

Trazermos algumas dicas:

  • Aproxime-se da natureza! Passe tempo ao ar livre, preserve recursos naturais, opte por produtos e serviços que gerem menor impacto ambiental.
  • Apoie e respeite as diferentes culturas, religiões, crenças, raças, filosofias e estilos de vida. Seja inclusivo!
  • Proteja a infância! As Crianças precisam de ser criadas com amor, gentileza, respeito e responsabilidade.
  • Invista na educação de tantas crianças quanto você puder.
  • Utilize os seus recursos financeiros com equilíbrio, de forma próspera. Como poderá contribuir com aqueles que possuem menos recursos?

Muito mais pode ser feito!
Muitas pesquisas novas sobre a Felicidade estão surgindo e irão apontar ainda mais caminhos para a construção de um Planeta mais Feliz. Uma coisa é certa, todas as mudanças dependem da nossa ação individual!

Comprometidas em criar felicidade e eternamente gratas,
Ana Pedroso, Equipa Anna Mikii e as Crianças do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *