Um dos maiores desejos dos pais e da família, é que os seus filhos sejam felizes.
Por ser a felicidade algo tão pessoal e abstrato, podemos ter a impressão de que ser feliz é algo que depende do destino ou da “boa sorte”.
Por outro lado, a tendência dos pais em super protegerem os seus filhos pode alimentar a sensação e a crença de que são eles os responsáveis por fazer os seus filhos felizes.
Acredita que é responsável pela Felicidade e Autonomia dos Seus Filhos?
A ciência já nos mostra que ambos os pensamentos não estão corretos.
A Felicidade não é tão abstrata quanto parece, sendo possível medir índices de Felicidade individual e coletiva. Além disso, estudos que acompanharam grupos de pessoas ao longo das suas vidas já conseguiram mapear características, ações e situações que tornam os seres humanos mais felizes.
Conhecer estes fatores torna os pais responsáveis pela felicidade dos seus filhos ou culpados pela sua eventual infelicidade?
Não! Mas torna possível que os pais sejam responsáveis por promover a sua própria Felicidade, tornando-se modelos para os filhos. Além disso, pais conscientemente felizes tornam-se capazes de criar um ambiente familiar que ofereça oportunidades para que as crianças aprendam e desenvolvam características e habilidades que os ajudarão a ser também Ainda + Felizes.
⁉ E quais são as características que podem ser estimuladas na infância e que nos tornam mais propensos a criar a nossa própria Felicidade?
Neste mês, vamos falar sobre 4 delas e como se relacionam com a Felicidade.
1. Tempo para Brincar:
O brincar livre é um dos tesouros e bênçãos da infância! É através do brincar que a criança elabora o mundo e os acontecimentos, utilizando a brincadeira como uma ferramenta para compreender o que sente e percebe. A brincadeira permite que a criança una o mundo externo com o interno e se experimente em diferentes cenários.
Além disso, brincar estimula a criatividade e a solução de desafios, proporcionando que a criança adquira novas habilidades e descubra talentos, dons e gostos.
A capacidade de ler o mundo externo, elaborar as situações que vivemos com clareza e de criar soluções novas face às adversidades, são características fundamentais para vivermos vidas mais felizes!
2. Liberdade:
A liberdade para experimentar, viver as mais variadas situações e para fazer escolhas durante a infância, são oportunidades para que as crianças se conectem com os seus dons e talentos, tomem consciência sobre quem são e do que gostam.
Um ambiente Livre oferece oportunidades para que exercitem fazer escolhas e aprendam a lidar com as suas consequências, auxiliando-as na formação da identidade.
Ambientes flexíveis, brincadeiras livres, liberdade de expressão de sentimentos, desenvolvem características fundamentais para a construção de um Ser Humano Feliz.
3. Autonomia:
Autonomia é a capacidade de conduzir a própria vida levando em conta regras, valores, perspetiva pessoal e também social.
Encorajar crianças a progressivamente executarem tarefas de acordo com o seu desenvolvimento e assumirem responsabilidade pelas suas ações, não só estimula que desenvolvam autonomia, mas também, Ajuda-as a construir relacionamentos mais respeitosos e gentis.
Seres Verdadeiramente Felizes são autónomos! Vivem e responsabilizam-se pela sua Felicidade e permitem que os outros sejam também Felizes!
4. Gestão de Emoções:
Sejam Emoções de Medo, Alegria, Tristeza ou Raiva, se a Criança SENTIR que tem espaço e abertura para se expressar sempre que for necessário, desenvolve habilidades para gerir o que sente e expressar-se de forma cada vez mais assertiva e equilibrada.
As recentes pesquisas na área da Inteligência Emocional têm mostrado que, tão importante quanto as habilidades lógicas, exatas para a realização, sucesso e a Felicidade de um ser humano, são as habilidades Emocionais.
A forma mais eficiente de Educar para a Felicidade é desenvolver essas características em si próprio e ser exemplo para os seus filhos e alunos.
Você pode começar por responder com sinceridade:
- Acha que se responsabiliza por criar a sua própria Felicidade?
- Coloca em prática o brincar, a liberdade, a autonomia e a gestão das suas emoções?
- Se você sente que pode desenvolver ainda mais essas características e habilidades, faça uma lista de ações que pode já colocar em prática para ser mais Feliz!