Para muitos a Felicidade é algo tão abstrato e efémero que quase não pode ser definido.
Essa crença torna desafiador o ato de criar Felicidade no dia a dia já que passa a impressão de que não é possível ter qualquer ação sobre o quanto é possível Sentir-se Feliz.
Atualmente já é possível medir níveis de Felicidade individuais e coletivos, além de compreender o que alimenta e multiplica esse sentimento.
O documentário “Happy” lançado no ano de 2011, reúne alguns desses estudos de cientistas da área para falar sobre o tema.
Um dos dados que chama a atenção é divulgado pelo professor Ed Diener, da University Illinois. Neste estudo, foi possível perceber que 50% da nossa capacidade de nos sentirmos Felizes é herdada geneticamente; 10% do nosso estado de Felicidade deve-se às circunstâncias sociais (local onde mora, rendimento, status social) e 40% do nosso estado de Felicidade vem de comportamentos intencionais (coisas que podemos fazer regularmente para ficarmos mais Felizes).
Sabe como o cérebro experimenta e regista a Felicidade?
O cérebro funciona como uma complexa rede elétrica – um estímulo é percebido, gera impulsos elétricos que descem pelos nervos e atingem uma rede de conexão celular.
Essa conexão liberta os químicos (neurotransmissores) que vão até à próxima célula nervosa e ligam-se a receptores na célula nervosa seguinte, causando assim uma mudança elétrica no cérebro e um novo estado emocional. No caso dos estímulos geradores de Felicidade, os principais neurotransmissores libertados são a Dopamina, a Serotonina, a Endorfina e a Ocitocina.
Muitas práticas ativam as nossas redes neurais responsáveis pela Felicidade – algumas com efeitos mais duradouros do que outras. Praticar exercícios físicos regularmente, realizar um trabalho que lhe dê prazer, propósito e sentido, ficar exposto 20 minutos ao sol diariamente, certas comidas que libertam substâncias que nos deixam mais Felizes, estar em contato com a natureza, etc. Tudo isto influencia no nível de Felicidade experimentado individualmente.
Estudos recentes mostram que, estímulos intrínsecos, ou seja, que estão intimamente ligados com as nossas necessidades emocionais e características pessoais, geram maior e mais duradouro estado de Felicidade. Exemplos de estímulos intrínsecos são: o crescimento pessoal (ser quem eu realmente sou), relacionamentos (ter relacionamentos próximos com amigos e entes queridos) e uma sensação de comunidade (ajudar o mundo a ser um lugar melhor).
Já os estímulos extrínsecos, que têm a ver com o que está do lado de fora, tendem a trazer menor e menos duradoura Felicidade. Exemplos de estímulos extrínsecos são: dinheiro, imagem e aparência, status e popularidade.
Essas análises mostram que as pessoas mais orientadas por metas extrínsecas declaram maior insatisfação com as suas vidas, apresentam maiores sintomas de ansiedade e depressão, sentem-se menos vitais e tem menos energia no dia a dia, enquanto as pessoas mais orientadas por metas intrínsecas são mais Felizes, declaram ter mais vitalidade, menos depressão, menos ansiedade.
É aqui que entra o Poder das Pequenas Alegrias!
Uma pequena alegria é algo que faz sentido para si, que está presente no seu dia a dia e que pode facilmente ativar a sua rede neural de Felicidade!
Cultivar pequenas alegrias diárias – e ensinar os seus filhos e alunos a fazerem o mesmo, é investir numa vida mais saudável, satisfatória e realizada!
A nossa proposta hoje é que faça uma lista das suas Pequenas Alegrias e se comprometa em colocá-las em prática diariamente!
Bons exemplos de pequenas alegrias, que podem fazer a diferença na sua vida e na vida da sua família e escola:
- Manter os ambientes organizados e harmoniosos
- Caminhar na Natureza com consciência e tranquilidade
- Usar um difusor com óleos essenciais
- Ler uma mensagem inspiradora no início do dia
- Preparar a própria comida
- Doar o seu tempo para auxiliar alguém
- Praticar exercício físico
Lembre-se que, o mais importante, é nutrir e valorizar aquilo que faz sentido para si!
A verdadeira Felicidade é estar conectado com a sua essência e ser exatamente quem você é!