A psicoterapia é um processo de exploração do funcionamento psicológico do paciente com a ajuda do psicoterapeuta, levando a um maior auto-conhecimento em relação à sua personalidade, padões de relacionamento interpessoal e acontecimentos da sua história pessoal. Este processo facilita ao paciente a possibilidade de se sentir e pensar de forma diferente, ressignificando acontecimentos, crenças ou padrões para viver uma vida mais produtiva e sobretudo mais Feliz.

Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapeuta formula intervenções (interpretações, reformulações, confronto, etc.), que ajudam o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas e a elaborar e lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado ou do presente da vida do paciente.

Existem diversos tipos de psicoterapia, que diferem quanto aos objectivos a atingir, que podem ir desde o reforço de mecanismos de defesa adaptativos e a promoção do crescimento através do reforço de aspectos positivos da personalidade, a mudanças de comportamento, e até mesmo, à reorganização da própria estrutura de personalidade.

Uma boa cooperação e interação com o terapeuta facilita a obtenção mais rápida de resultados. Habitualmente, é o paciente que traz o tema da sessão, já que saberá melhor do que ninguém aquilo que procura e que lhe permitirá alcançar a tão ambicionada Felicidade ou a resolução de determinada situação limitante. Não importa a antiguidade da questão trazida pelo paciente para a terapia, já que tudo pode ser ressignificado!




 

Back to Top