Para que seja possível uma concepção em condições naturais, ambos os membros do casal devem ser saudáveis e não devem existir problemas na produção de ovócitos e espermatozóides.

A infertilidade tende a ser considerada como um problema da mulher, mas na verdade apenas uma parte dos casos é devida a causas exclusivamente femininas.

O problema também pode ser devido ao homem e às ditas situações de "infertilidade inexplicada". Alguns fatores do quotidiano também podem ser causadores da dificuldade de engravidar, como o stress e outros indicadores de uma saúde debilitada. A obesidade, por exemplo, é um fator que pode favorecer a infertilidade, pois o aumento de gordura baixa a produção de hormonas femininas e masculinas.

O problema pode ser devido quer a factores relacionados com o homem, quer com a mulher, quer a uma combinação de ambas as situações.

Internacionalmente e em termos clínicos considera-se um casal infértil quando não se conseguiu gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas e regulares. Nos casos em que a mulher tem mais de 35 anos, este período baixa para 6 meses.

Se é esse o seu caso, está provavelmente na hora de consultar um especialista no tratamento da infertilidade

 

Back to Top